sábado, 19 de março de 2011

Conteúdos Educação Física

Objetivo do Curso:

Entendemos o movimento como condição indispensável para o desenvolvimento humano e a Educação Física como ciência que deve educar o corpo e seus movimentos numa ótica educativa global, em que as ações pedagógicas propostas devem estabelecer a prática de uma relação que modifique, crie e socialize. oportunizar ao indivíduo a descoberta consciente de seu corpo, a participação crítica e reflexiva na construção e transformação da realidade social e, consequentemente em sua totalidade.

Linha da disciplina:

A Educação Física na escola deve promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social.


ED. INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE Andar, correr, pular mantendo-se em equilíbrio durante um período de tempo

Sentar em posição correta

Deitar, rolar e rastejar-se no chão

Modelar massinha

Pegar, enfiar, recortar, encaixar, dobrar, amassar, desamassar papéis em diferentes formas

Desenhar

Dançar livremente

Inventar jogos com bola

Exercitar com corda

Subir e descer escadas alterando os pés com firmeza

Subir e descer de lugares difíceis

Saltar

Agachar, galopar

Dançar seguindo o modelo

Abrir e fechar objetos

Inventar jogos com bola

Imitar animais

Modelar com massinha

Empurrar e puxar caixas e/ou outros objetos Brincar de roda

Correr distâncias variadas

Saltar com os dois pés

Passar por cima, por baixo, entre distância variadas

Empilhar objetos

Brincar de bola

Utilizar cordas e linhas no chão em jogos ao ar livre

Utilizar saquinhos de areia de tamanho e volumes variados

Carregar e transportar

Utilizar jogos de encaixar, enfiar e de construção

Brincar ao ar livre para que as crianças percebam cheiros variados, bem como forma e textura

Brincar com a modulação da voz alternada (alta, baixo)

Utilizar o jogo simbólico através da dramatização e imitação (bichos, pessoas, situações)

Trocar-se, vestir-se, abotoar-se, calçar, pentear-se, etc

Desenvolver hábitos sociais (cumprimentar na chegada e despedir-se na saída)

Trabalhar sons com a boca (estalar, etc)

Hábitos de higiene


1º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Relação espaço temporal

Esquema corporal

Percepção corporal

Freio inibitório

Socialização

Jogos simbólicos

Hábitos de higiene


2º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Relação espaço temporal

Esquema corporal

Percepção corporal

Freio inibitório

Socialização

Jogos simbólicos

Hábitos de higiene


3º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Controle corporal

Socialização

Regras de convivência

Jogos lúdicos

Hábitos de higiene


4º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Controle corporal

Socialização

Regras de convivência

Jogos lúdicos

Hábitos de higiene


5º |ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Controle corporal

Socialização

Regras de convivência

Jogos lúdicos

Hábitos de higiene


6º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Jogos pré-desportivos

Desporto coletivo aprimoramento técnico

Iniciação esportiva (jogos coletivos)

Atletismo (corridas, saltos, arremessos e lançamentos)

Xadrez

Tênis de mesa

Postura corporal

Hábitos de higiene


7º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Jogos pré-desportivos

Desporto coletivo aprimoramento técnico

Iniciação esportiva (jogos coletivos)

Atletismo (corridas, saltos, arremessos e lançamentos)

Xadrez

Tênis de mesa

Lutas

Dança

Postura corporal


Hábitos de higiene

8º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Jogos pré-desportivos

Desporto coletivo aprimoramento técnico

Iniciação esportiva (jogos coletivos)

Atletismo (corridas, saltos, arremessos e lançamentos)

Xadrez

Tênis de mesa

Lutas

Dança

Postura corporal

Hábitos de higiene
9º ANO

Qualidades físicas (Agilidade; Flexibilidade; Força; Velocidade; Equilíbrio; Ritmo; Lateralidade; Coordenação e Resistência)

Desporto coletivo aprimoramento técnico e tático

Atletismo (corridas, saltos, arremessos e lançamentos)

Xadrez

Tênis de mesa

Lutas

Dança

Postura corporal

Atividades físicas e qualidade de vida

Primeiros socorros

Hábitos de higiene













Chamada reunião do 14º JIMV

Dia 08 de abril sexta-feira às 14 horas no Auditório do Centro Profissional Walter Graff.